terça-feira, dezembro 06, 2016

Coroa do Advento!

Ao navegar pelo Pinterest descobri as "Coroas do Advento"!
Inicialmente de origem protestante mas que foram encaixando "como uma luva" na liturgia e espiritualidade católicas! Para as coras tradicionais, usam-se quatro velas, sendo três delas roxas (simbolicamente indicando a penitência e a conversão a Deus) e uma rosa (3º domingo do Advento, simbolizando a alegria pelo próximo nascimento de Jesus), e vão-se acendendo uma a cada domingo do Advento. Há quem coloque uma quinta vela branca na coroa do Advento para simbolizar a solenidade do Natal.

Quanto ao seu significado, há várias interpretações. O círculo representa a ideia da eternidade e da unidade, do tempo que não tem início nem fim. As quatro velas indicam as quatro semanas do tempo do Advento preparando a vinda do Salvador. O acender gradualdamente as velas significa a progressiva aproximação do nascimento de Jesus, a progressiva vitória da LUZ sobre as trevas! 

Gostei tanto do que esta coroa representava que decidi fazer a nossa "Coroa do Advento!
Fugi um pouco às tradicionais coroas com ramos verdes e optei por uma coroa em vime, que borrifei com neve em spray para lhe dar um aspecto mais branco e natalício! Optei pelas cores tradicionais, 3 velas roxas e uma rosa (sendo que já acendi duas velas roxas, por já termos passado por dois domingos do Advento) - como eram todas do mesmo tamanho, optei por colá-las a pequenas rolhas de plástico montando diferentes alturas e dando assim o efeito de escada :).
Terminei adornando a coroa com uma flor do Natal (Poinsettia) branca, pequenas bolas vermelhas, duas estrelas e um coração feitos pelas minhas Princesas em massa de modelar e flocos de neve!






1 comentário: